Perguntas frequentes

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Perguntas frequentes

Na verdade, poucos projetos demandam a contratação de uma grande e renomada consultoria; em geral, aqueles nos quais a presença global e a capilaridade de especialistas podem fazer a diferença na entrega. Também aqueles projetos nos quais a aceitação de recomendações e a mobilização de pessoas são facilitadas pelo “selo” de uma consultoria grande e renomada.

Porém, a grande maioria da demanda existente não se encaixa nessa situação e pode beneficiar-se de uma estrutura menor de atendimento. Na OrangeOne, exigimos que a entrega tenha qualidade igual ou superior aos de nossos mais exigentes competidores. Na prática, garantimos isso por meio da presença marcante dos sócios no acompanhamento dos projetos, o que é, em geral, delegado para pessoal com menor senioridade nas grandes consultorias. Além disso, por não ter um custo fixo alto e de difícil gestão, como departamentos de pesquisa e elaboração de relatórios, conseguimos trabalhar em faixas de preço que se adequam melhor às mais diversas necessidades.

O primeiro sintoma de que uma consultoria poderia ajudar é a existência de problemas crônicos ou que se agravam mesmo quando iniciativas internas são definidas e implementadas. O fracasso de tais iniciativas pode estar ligado a um diagnóstico errôneo ou mesmo à falta de recursos ou disciplina na implementação dos respectivos planos de ação. Em qualquer caso, um agente externo pode trazer maior clareza sobre o diagnóstico e garantir o foco na execução do plano de ação.

O segundo sintoma é a complexidade de decisões a tomar sobre o futuro do negócio. Decisões que envolvem investimentos, parcerias, aquisições, adequação à nova realidade regulatória, etc. exigem a construção e avaliação de cenários, apurado senso crítico de negócios, avaliação rápida de hipóteses, etc. Em geral, as organizações não possuem, em sua estrutura, as competências necessárias para conduzir esse tipo de exercício, e quando às possuem, não conseguem focá-las nessas questões sem que atividades do dia a dia fiquem desassistidas. Novamente, a presença de um ou mais consultores garante que a questão, por mais complexa, seja tratada com a atenção que merece, agilizando a construção de subsídios para uma decisão executiva.

O terceiro sintoma de que a ajuda externa pode ser fundamental é quando questões a resolver exigem total imparcialidade na elaboração de recomendações, como por exemplo na redefinição de estruturas organizacionais e seus papéis, ou no desenho de uma nova governança. Em tais situações, a avaliação imparcial é fundamental para que o maior benefício seja para o negócio e não para cargos e/ou indivíduos.

Qualquer que seja o tema que aflige a organização, na OrangeOne estamos preparados para ouvi-lo e propor, se for o caso, uma forma de auxílio que melhor se adeque às suas necessidades.

Desenhar um escopo de projeto é parte fundamental do processo de contratação de uma consultoria. Um escopo mal desenhado, limitado demais ou aberto demais, leva a propostas que não abordam corretamente os problemas da empresa, geram custos demasiados por esforço mal dimensionado, além de retrabalho; e estremecem a relação de confiança que deve existir entre cliente e consultor. Muitas organizações têm facilidade de desenhar o escopo de um projeto de consultoria, ou por serem fortes usuárias desses serviços, ou por estarem acostumadas a conduzir projetos internos. Muitas vezes, também ajuda o fato de o contratante interno ser um ex-consultor. Quando essas condições não estão presentes, recomendamos que o escopo seja desenhado a partir de uma ou mais reuniões de briefing e/ou entrevistas com executivos, nas quais o cliente expõe seus problemas aos consultores, permitindo que a definição do problema seja feita de forma inequívoca. Na OrangeOne, estamos acostumados a esse processo e gostamos de situações que nos envolvem na definição dos escopo, pois nessas condições conseguimos entregar de forma mais efetiva e eficaz.

Embora a consultoria tenha condições de elaborar as mais complexas e assertivas recomendações, a tomada de decisões sempre estará a cargo do cliente. Nesse sentido, a segurança da tomada de decisões pode ficar comprometida no caso em que o cliente não acompanhou de perto a evolução do projeto, especialmente na fase de elaboração das recomendações. Na OrangeOne, não acreditamos no consultor que trabalha de forma individualista, com pouca interação com o cliente. Acreditamos que os consultores devam trabalhar lado a lado com os clientes, maximizando a qualidade das recomendações, garantindo a sua implementação, e minimizando o tempo requerido para entregar resultados. Se você acredita que não tem condições de seguir de perto o projeto, ou a questão não está no nível de relevância devido, seria melhor esperar para começar um projeto quando houver condições de acompanhá-lo.

Esta questão deve ser olhada por diversos ângulos. Um dos grandes valores que uma consultoria traz para o negócio é a diversidade de experiências que enriquecem a discussão sobre os potenciais caminhos de solução disponíveis para o cliente. Essa experiência é construída sobre todos os projetos anteriores conduzidos pela consultoria, e consultores são treinados para utilizar essa experiência sem que particularidades de projetos anteriores ou informações sensíveis sejam divulgadas sob qualquer forma, a qualquer tempo. Além disso, na OrangeOne, nosso código de conduta estabelece que não trabalharemos para competidores diretos em temas semelhantes ou correlatos quando os projetos acontecerem em intervalos inferiores a dois anos. Assim, é extremamente improvável que o aprendizado obtido durante um projeto beneficie um competidor direto, eliminando vantagens competitivas obtidas. Sabemos que esse é um tema sensível na hora de contratar consultorias de gestão, de forma que nossos contratos sempre incluem cláusulas de confidencialidade que são observadas por todos os consultores. Nos colocamos à sua disposição para abordar esse e outros temas que suscitem dúvidas, no momento que lhe parecer mais oportuno.