Ferrovia

Ferrovia

Situação

Grande empresa de transporte ferroviário necessitava um plano estratégico para nortear seu crescimento até o final de sua concessão, além de dimensionar seu potencial de crescimento e o investimento correspondente.

Abordagem

Foi montado um grupo multifuncional com participação dos consultores da OrangeOne, e por meio de uma série de metodologias e análises comerciais e operacionais, construímos um plano abrangente, com cenários de mercado, mix de cargas, receitas, custos, investimentos, etc. Durante a construção do plano, diversas melhorias, pontuais e incrementais, foram articuladas com os responsáveis, de forma que o potencial máximo de crescimento fosse refletido nos cenários favoráveis.

Resultados

 

Capex e Retorno dos Cenários Considerados

A Diretoria e o Conselho de Administração tiveram a oportunidade de discutir os cenários desenvolvidos e elencar, a partir dessas discussões, as prioridades para o crescimento do negócio. Foram aprovados investimentos da ordem de bilhões de reais, para fomentar um crescimento anual de dois dígitos mesmo em cenários de mercado menos agressivos. Iniciativas foram priorizadas em função do seu custo/benefício e um plano de implementação, ainda em andamento, foi desenvolvido e aprovado.

(*) Retorno absoluto em reais por capacidade de carga adicional.